A Otoplastia ou cirurgia plástica das orelhas é o procedimento para a correção das imperfeições das orelhas, em especial a conhecida orelha de abano.
Muitas crianças nascem com as orelhas muito abertas, longe da cabeça. Geralmente as crianças ou adultos que apresentam orelhas de abano têm algum parente próximo com a mesma aparência.
Durante o período gestacional, dentro do útero materno, as orelhas são mais afastadas da cabeça e com a evolução do período gestacional, elas se aproximam da cabeça e adquirem as “curvinhas” que caracterizam a orelha normal. Pacientes que têm em abano ou sem as “curvinhas” não passaram por esta fase do desenvolvimento dentro do útero materno.
A otoplastia é projetada para posicionar as orelhas mais próximas da cabeça e esculpi-las, de modo a dar ao paciente o aspecto de orelha normal. A orelha em abano está presente principalmente em crianças, levando muitas delas a uma pressão psicológica e, muito frequente, à depressão resultado de bullying (piadas e brincadeiras de mau gosto por parte de colegas de escola).
A cirurgia plástica das orelhas é realizada com anestesia local ou geral (em casos de crianças muito pequenas) em regime ambulatorial (o paciente não precisa dormir no hospital e pode ir para a casa logo após o procedimento) e no caso de crianças é realizada por volta dos 6 anos de idade, pouco antes da entrada destas na escola, para diminuir o impacto psicológico com as brincadeiras de colegas.
Volta às atividades normais e exercícios físicos
Em crianças, dependendo do tipo de correção na orelha e se houver maior inchaço, recomenda-se aguardar uma semana para voltar à escola, para evitar o risco de trauma nas orelhas recém-operadas. Nos casos mais simples, pode-se retornar às aulas em três dias. Nos adultos, geralmente o retorno às atividades ocorre em dois dias. Atividade física deverá ser leve no início, evitando-se trauma no local operado.
Resultados
Quando é retirado o curativo, pode ser observado cerca de 60% do resultado final, pois há vermelhidão e inchaço, considerados normais para o pós-operatório imediato. Na correção do abano, a posição das orelhas é corrigida de imediato e é perceptível a diferença com o pré-operatório logo após a cirurgia plástica das orelhas. Em quinze dias já estará bem mais desinchado, e vai desinchando até seis meses, quando o resultado será o definitivo.
Tire suas Dúvidas e Agende sua Consulta com o Dr. Fábio Maniglia.
Você também pode entrar em contato pelo Whatsap: Clique aqui ou envie mensagem para (41) 99739-2283.
Siga o Dr. Fábio Maniglia no Instagram
Responsável Técnico:
Dr. Fábio Maniglia
CRM/PR 19762
Para iniciar seu atendimento pelo Whatsapp, por favor, preencha abaixo os dados de contato e clique em Enviar.