A Rinoplastia é uma cirurgia estética, através da qual é possível remodelar a estrutura do nariz. Geralmente, quem busca a cirurgia queixa-se do formato estético do mesmo. Mas a cirurgia pode ser recomendada para várias outras funcionalidades que vão muito além do gosto estético, podendo também ser super benéfica para a qualidade de vida em se tratando da respiração.
O principal objetivo de uma Rinoplastia é alcançar um resultado que realce a beleza única do paciente, harmonizando com seu rosto, evitando o aspecto de “nariz operado”, sendo realizada através da expertise de um cirurgião que domine os aspectos estéticos e funcionais da cirurgia.
O objetivo da consulta de avaliação é conhecer melhor o paciente e entender mais o que ele espera da cirurgia.
Na consulta, além dessa conversa de alinhamento, o Dr. Fábio analisa a estrutura do nariz, sentindo como está a cavidade nasal, verificando se a pele do nariz é grossa ou fina e qual será a melhor técnica para utilizar.
Também verifica a necessidade de alguma correção funcional como desvio de septo, por exemplo – que é algo que pode se resolvido em uma cirurgia só em conjunto com a Rinoplastia estética.
Com essa avaliação, será possível dizer o que poderá e o que não poderá ser feito no nariz do paciente, a partir do que a estrutura dele permite.
Com isso, já será possível montar um planejamento cirúrgico para que seja possível alcançar um resultado harmônico e proporcional à face e identidade de cada um.
Somente depois dessa consulta que poderá ser feito o orçamento da rinoplastia, pois o investimento vai depender bastante da complexidade da cirurgia.
Por isso, nunca passamos valores antes dela por telefone e outros meios.
Depois disso tudo, o paciente terá dado um grande passo para realizar esse sonho e também terá algo mais concreto em mãos para tomar essa decisão.
Após a consulta da avaliação, o passo seguinte da Jornada da Rinoplastia é o Planejamento Cirúrgico. Através deste planejamento o paciente fica sabendo de tudo que vai acontecer no dia da cirurgia, qual será a anestesia, o acesso e a técnica utilizada. Este também é um momento para esclarecer as últimas dúvidas caso tenha.
Nesta etapa são definidos pontos importantes como:
Definição do tipo de cirurgia que será realizada (Rinoplastia Aberta ou Fechada), e se haverá necessidade de uma cirurgia funcional como a Septoplastia ou a Turbinectomia.
Será definido também se a Rinoplastia deverá ser realizada com a técnica estruturada com a utilização de enxertos de cartilagem.
Solicitação e Realização dos exames pré-operatórios que serão imprescindíveis para a realização de qualquer procedimento.
Serão realizadas as fotos pré-operatórias em estúdio fotográfico do hospital. Além de manter um arquivo do paciente para comparação do resultado posteriormente, as fotos ajudam o médico no planejamento.
O cirurgião define com o paciente as mudanças que serão realizadas no nariz – ajustes no tamanho, dorso, ponta, etc. Tudo será registrado para análise durante a evolução pós cirurgia.
Há também a consulta com o anestesista para avaliação e apresentação dos exames. Garantir que a saúde esteja em dia para a realização do procedimento é fundamental.
Além da importância técnica do planejamento cirúrgico, há também a importância do alinhamento de expectativas entre o que o paciente espera do resultado e o que o cirurgião poderá realizar.
A seguir você poderá conferir alguns vídeos essenciais, que trazem detalhes sobre como será o dia da sua cirurgia de rinoplastia realizada pelo Dr. Fábio Maniglia.
Nesses vídeos o doutor aborda, o passo-a-passo do dia da internação, as orientações pré-operatórias, como será a anestesia aplicada para o procedimento e o tempo de duração da cirurgia.
A etapa do pós-operatório é muito importante para o resultado final da sua cirurgia, por isso você deve seguir atentamente todos os cuidados orientados pelo cirurgião, esta é uma forma de garantir a melhor recuperação.
Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, o repouso é fundamental.
Compressas geladas com a máscara de gel são essenciais..
Assoar o nariz somente após 3 dias e sem muito esforço.
O paciente pode comer e beber o que quiser. Não existe restrição alimentar, mas é importante manter hábitos e alimentações saudáveis, evitando assim qualquer tipo de mal-estar ou indisposição gástrica.
Evitar qualquer esporte físico por duas semanas. Atividade física rigorosa, exercícios físicos intensos ou os que envolvem contato físico ou risco de contato físico devem ser evitados por um mês. Os exercícios que podem causar impacto ou queda, como esportes com bola e artes marciais, devem ser suspendidos por 6 meses.
O cigarro é responsável por comprometer a cicatrização, aumentar edemas e sangramentos. Por isso, recomenda-se aos pacientes fumantes que fiquem pelo menos 30 dias após a cirurgia sem fumar.
É necessário esperar 60 dias para se expor ao sol, e ao sair nesse período é indispensável o uso de protetor solar. Essa recomendação é feita com o intuito de evitar maior inchaço do nariz devido ao calor. Praia e piscina com exposição direta ao sol somente usando chapéu ou boné.
O uso de óculos (sol ou grau) está vetado nas primeiras 4 semanas, pois o peso da armação sobre o dorso nasal pode prejudicar sua recuperação e resultado da cirurgia.
O Dr. Fábio Maniglia possui uma coletânea de vídeos que buscam trazer explicações e orientações sobre diversos assuntos referentes a cirurgia de Rinoplastia. Nesta sessão destacamos alguns dos mais acessados, que respondem às principais dúvidas dos pacientes no consultório e nas redes sociais.
Assim é possível ter um resultado natural, com mais qualidade
de vida e mais autoestima
Para iniciar seu atendimento pelo Whatsapp, por favor, preencha abaixo os dados de contato e clique em Enviar.