Otoplastia
Conheça o Procedimento e saiba se você é um candidato(a).
O PROCEDIMENTO
A otoplastia ou plástica das orelhas é o procedimento para a correção das imperfeições das orelhas, em especial a orelha em abano. Muitas crianças nascem com as orelhas muito abertas, longe da cabeça. Geralmente as crianças ou adultos que apresentam orelhas em abano têm algum parente próximo com a mesma aparência. Durante o período gestacional, dentro do útero materno, as orelhas são mais afastadas da cabeça e com a evolução do período gestacional, elas se aproximam da cabeça e adquirem as “curvinhas” que caracterizam a orelha normal. Pacientes que têm em abano ou sem as “curvinhas” não passaram por esta fase do desenvolvimento dentro do útero materno.
A otoplastia é projetada para completar este desenvolvimento e posicionar as orelhas mais próxima da cabeça e esculpi-las, de modo a dar ao paciente o aspecto de orelha normal. A orelha em abano está presente principalmente em crianças, levando muitas delas a uma pressão psicológica e muito frequente a depressão, resultado de bulling (piadas e brincadeiras de mau gosto por parte de colegas de escola).
A cirurgia é realizada com anestesia local ou geral (em casos de crianças muito pequenas) em regime ambulatorial (o paciente não precisa dormir no hospital e pode ir para a casa logo após o procedimento) e no caso de crianças é realizada por volta dos 6 anos de idade, pouco antes da entrada destas na escola, para diminuir o impacto psicológico com as brincadeiras de colegas.
VOCÊ OU SEU FILHO(A) SÃO CANDIDATOS
• Se tem orelha em abano
• Se deseja remodelar as orelhas
• Se as orelhas são assimétricas e deseja mais simetria