A otoplastia para crianças é o procedimento realizado para corrigir as orelhas de abano, que ainda hoje é motivo para grande preocupação de muitas mães, que notam alterações nas orelhinhas dos filhotes.
Muitas crianças nascem com as orelhas muito abertas, longe da cabeça. Geralmente as crianças ou adultos que apresentam orelhas em abano têm algum parente próximo com a mesma aparência.
Durante o período gestacional, dentro do útero materno, as orelhas são mais afastadas da cabeça e com a evolução do período gestacional, elas se aproximam da cabeça e adquirem as “curvinhas” que caracterizam a orelha normal. Pacientes que têm em abano ou sem as “curvinhas” não passaram por esta fase do desenvolvimento dentro do útero materno.
O procedimento para corrigi-las não é complicado, mas exige pelo menos uma semana de recuperação.
Primeiro, é importante saber que geralmente os médicos só realizam esse tipo de cirurgia em crianças maiores de sete anos. Isso porque, a partir dessa idade, os pequenos estão com as orelhas mais desenvolvidas.
Se seu filho tiver mais de sete anos, é necessário consultar o pediatra e um cirurgião plástico, que irão pedir alguns exames (como hemograma completo, exame de glicemia e coagulograma, em que é feito um pequeno furo na orelha para medir a intensidade de coagulação do sangue e o tempo de sangramento). A partir dos resultados desses exames é que o médico determina se a cirurgia pode ser feita (caso o hemograma detecte, por exemplo, que a imunidade do pequeno não está boa, o procedimento não é indicado e deve ser postergado, pois pode piorar seu estado de saúde).
Outro detalhe muito importante é lembrar que a decisão de operar não cabe somente aos pais, mas também à própria criança. Por conta das orelhas um pouco diferentes do padrão normal, não será difícil (infelizmente) que o pequeno sofra retaliações de colegas (e ele pode demonstrar sinais de desconforto em casa por conta disso). Nesse momento, os pais podem apresentar a possibilidade de correção, e explicar como funciona o procedimento.
A otoplastia para crianças costuma levar entre uma e duas horas e, para realizá-la, pode ser indicada uma anestesia local (com sedação), ou geral ao paciente. Para muitas crianças é indicada a geral (pois elas podem ficar inquietas durante o procedimento) e, nesse caso, é necessário um dia de internação no hospital. Já se for feita com anestesia local, esse tempo pode variar entre quatro a oito horas. Muitas vezes, durante a própria cirurgia é dado antibiótico ao paciente, para evitar infecções.
O pós-operatório da Otoplastia para Crianças
A recuperação da otoplastia costuma levar cerca de dez dias e, durante esse período, é recomendado o uso de curativo durante os dois primeiros dias e, depois, de uma faixa elástica (para proteger as orelhas de traumas e mantê-las na nova posição). Também pode ser recomendado que a criança tome analgésicos e anti-inflamatórios, para amenizar as dores e evitar infecções (embora sejam casos raros de acontecer).
Por conta do uso da faixa, podem ocorrer sangramentos, hematomas e machucados na região das orelhas; e para evitar complicações, os medicamentos são indicados. Mais um cuidado importante durante o pós-operatório é em relação à hora de dormir, porque se o paciente fizer movimentos bruscos, pode arrebentar algum ponto (caso isso aconteça, ligue para o médico imediatamente). O ideal durante esse período é dormir de barriga para cima (até porque a pessoa sente dor ao encostar as orelhas em qualquer coisa, e vai ser difícil dormir em outra posição).
Mais uma recomendação é o uso de pomadas para amenizar o volume da cicatriz (que costuma ser discreta, pois acompanha os sulcos das orelhas). E atividades físicas são recomendadas somente após cerca de dez dias.
Tire suas Dúvidas e Agende sua Consulta com o Dr. Fábio Maniglia.
Você também pode entrar em contato pelo Whatsap: Clique aqui ou envie mensagem para (41) 99739-2283.
Siga o Dr. Fábio Maniglia no Instagram
Responsável Técnico:
Dr. Fábio Maniglia
CRM/PR 19762
Conteúdo produzido por Pivô Brands – Branding e Marketing Digital em Curitiba
Para iniciar seu atendimento pelo Whatsapp, por favor, preencha abaixo os dados de contato e clique em Enviar.