Retirada de Tumores de Pele
Conheça o Procedimento e saiba se você é um candidato(a).
O PROCEDIMENTO
Os tumores de pele na face são os mais freqüentes. A grande maioria aparece em áreas expostas ao sol e não é surpresa que a região da face e do pescoço sejam os locais que mais atingidos por este motivo. Eles aparecem principalmente em pacientes de pele clara e com histórico de exposição solar, seja por motivo de trabalho, ou lazer. A forma de se diagnosticar um tumor de pele é basicamente pelo exame clínico. Muitas vezes o médico pode ficar em dúvida, e um exame de biópsia é solicitado para elucidar o tipo de tumor com o qual esta lidando. A forma mais segura de se lidar com uma lesão é a ressecção completa, com margens de tecidos saudáveis e um exame histopatológico para a confirmação do diagnóstico de tumor. A lesão deixada pela retirada é então reconstruída.
Como a face está sempre exposta e é a nossa marca registrada, uma reconstrução o mais estética possível deve ser sempre tentada (após a certeza de ter-se retirado completamente o tumor). Enxertos e retalhos podem ser usados com a finalidade de ajudar a fechar a deformidade deixado pela retirada do tumor. Muitas vezes técnicas avançadas de manuseio de tecidos moles devem ser aplicadas para um melhor resultado.
Algumas técnicas mais avançadas de retirada estão sendo utilizadas principalmente nos Estados Unidos para a retirada de tumores que causam dúvidas quanto ao seu limite. É a chamada cirurgia de Mohs, técnica em que o cirurgião e o patologista trabalham em conjunto para se ter a certeza absoluta de que um tumor foi completamente retirado. O cirurgião retira o tumor e o patologista faz um estudo de margens no momento da cirurgia. Se as margens estiverem livres de tumor uma reconstrução poderá ser realizada no mesmo momento da retirada do tumor.
Esta técnica é utilizada quando não se pode precisar os limites do tumor de pele ou quando este está muito próximo de regiões onde a economia de tecido saudável é mais necessária. Por exemplo, tumores em região nasal, tumores próximos ao olho, tumores em orelha. Com uma técnica precisa de retirada e uma reconstrução adequada, resultados muito satisfatórios são alcançados. É sempre preciso aliar a certeza da cura do tumor e a reconstrução mais estética possível.
A maior parte das retiradas de tumores de pele podem ser realizadas com anestesia local, o procedimento é ambulatorial e o paciente pode ir para a casa no mesmo dia.
VOCÊ É CANDIDATO(A)
• Se tem alguma lesão de pele suspeita (verruga sangrante, dura ou com vasinhos na região; pintas que estão aumentando de tamanho ou de cor)
• Se tem uma verruga ou pinta de características benignas mas quer retirar por motivo estético